top of page

Para quê estudamos teologia?

A teologia é um dos assuntos mais importantes que você pode estudar. É também um dos mais mal-entendidos. As pessoas muitas vezes pensam em teologia como algo que é apenas para pessoas que querem ser padres ou pastores, mas isso não é verdade.


A teologia é para todos. Ela nos ajuda a compreender nossa fé de uma forma mais profunda e é crítica para qualquer área da vida onde queremos causar um impacto nos outros ou em nós mesmos. A teologia pode ajudá-lo a ser um melhor pai, cônjuge, amigo ou estudante.


Segundo o texto “Conselhos para um jovem teólogo”, do teólogo Clodovis Boff, não podemos estudar Teologia sem nos esquecermos desses 10 conselhos:


Antes de falar de Deus, ponha-se de joelhos e fale COM Deus

Uma teologia que perde o vínculo ou uma relação pessoal com o próprio Deus é mais vaidade do que outra coisa. Estudar teologia requer humildade. Saber que tudo vem d’Ele e que nada somos sem Ele em nós, por nós e conosco.


Nunca perca de vista o tema central da Teologia

O mistério de Deus. A consciência de que a Teologia é o estudo do mistério de Deus e este deve ocupar o centro de toda a reflexão. Sabemos de Deus o que Ele quis revelar em sua Palavra. E, certamente, Deus é muito mais do que isso a que temos acesso.


Seja a Sagrada Escritura o principal texto de referência de sua teologia

A Palavra é a “alma” da Igreja. A Palavra de Deus se move na história da humanidade e tem sua plenitude com a encarnação de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele é o Verbo, a Palavra que habitou (e habita) entre nós e em e por quem as profecias se cumprem.


Sua teologia deve permanecer vitalmente ligada à comunidade de fé

A Igreja. Não há teologia sem igreja, sem convivência em comunidade, sem vivência no coletivo. Somos membros de um corpo em que o Cabeça é Cristo. Somos o templo do Espírito Santo, sim, mas se não estivermos ligados aos irmãos, sem vivermos em comunhão, como viveremos a Palavra que pregamos? Servimos a um Deus triuno, que vive em unidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele nos ensina unidade em sua essência. Se não aprendermos isso, que teologia estamos fazendo?


Mantenha sempre viva a consciência da pobreza da linguagem humana frente ao Mistério

Nossos conceitos, linguagens e definições sobre Deus nunca serão exatos, completos ou suficientes. Deus é e sempre será muito além de tudo que poderemos d’Ele falar ou decifrar. É inefável. Nunca conseguiremos alcançar sua totalidade, mas que isso seja estímulo para aperfeiçoarmos o que conhecemos d’Ele dia após dia.


Tenha paixão pelo conhecimento de Deus e das coisas de Deus

Cultivar a paixão em estudar, ler, participar de reuniões, congressos, simpósios em que haja aprendizado teológico é manter essa chama acesa, é se unir a outras brasas que ardem pelo saber de Deus. É necessário mantermos isso aceso em nós porque estudar a Palavra de Deus é algo difícil, que requer tempo, dedicação e muita seriedade.


Faça uma teologia que esteja a serviço do Povo de Deus

A Teologia precisa ser utilizada para serviço do povo de Deus, a “Teologia é serva da fé [...] À ciência da Teologia compete somente aquilo que contribui para a fé salvadora, no sentido de gerá-la, alimentá-la, defendê-la e fortalecê-la”.


Que sua teologia leve sempre em conta a realidade do povo

O povo de Deus existe dentro dos povos organizados na história de modo social e culturalmente vivenciado nas cidades, estados, países, continentes etc. Atuar nas estruturas do mundo em seus diversos enfoques para semear o Evangelho e para vivê-lo em meio as pessoas é uma das funções do porquê estudar teologia.


Não esqueça de desdobrar a dimensão sócio-libertadora da fé

Que entendamos que a dimensão libertadora da Palavra de Deus é o cerne da teologia, pois uma vez aprisionado em quaisquer áreas da vida, o ser humano é nada mais nada menos que cativo: será cativo a viver em sociedade sem ter seus direitos respeitados, será cativo a não se inserir em sociedade como cidadão ativo e crítico, será cativo a acostumar-se com as injustiças sociais das quais é vítima sem vislumbrar uma dimensão de dignidade social, trabalhista, familiar, etc.


Faça teologia com o ouvido aberto ao pobre

Devemos dar atenção aos menos favorecidos, pois se os que se dedicam a estudar a Palavra não A cumprem, para quê estudar teologia? Lendo Mateus 25:31 a 46, Cristo diz claramente que o Reino de Deus é composto por pessoas que se preocupam com o próximo, que cuidam do próximo, que manifestam seu amor através de ações. Estudar teologia é praticá-la.


Após a leitura e compreensão desses 10 conselhos sugeridos por Clodovis Boff, é possível ter a dimensão da importância e relevância de nossos estudos teológicos. Agora, podemos entender melhor para quê estudar Teologia.

 

Diaconisa e Professora Elaine Cristina M. F. V. de Souza.

(atual Coordenadora Pedagógica do Seminário Teológico Básico IBM)

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page